Em Inglês storytelling é a junção de duas palavras: story+tell (história+contar), ou seja, contar uma história.
Ok, mas de onde surgiu o storytelling?
A partir dos estudos do antropólogo Joseph Campbell de 1949, que cria um conceito baseado na estrutura cíclica de contar histórias, que vai desde mitos à contos modernos. No livro “Herói de mil faces”, vários escritores, entre eles o roteirista da Disney, Christopher Vogler, já basearam nos estudos de Campbell para organizar suas próprias perspectivas sobre o tema.
Vogler que lança o em 1992 o livro “A jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores”, reformula então o conceito de Campbell para o cinema.
Assim, storytelling nada mais é do que uma fórmula de sucesso para se contar uma boa narrativa. “Matrix”, “A pequena Sereia”, “Mulan” e diversos outros filmes clássicos seguem essa mesma estrutura, que possui alguns passos para nortear o desenvolvimento da narrativa e capturar a atenção do leitor/espectador.
Esses aspectos fizeram da técnica uma das ferramentas mais utilizadas da produção de livros e no marketing digital no momento, principalmente nas redes sociais.
Empresas e gurus midiáticos empregam storytelling para fidelizar e estreitar os laços com o público.
Por ser uma técnica adaptável, não é difícil visualizarmos em nossa timeline diversos anúncios falando sobre o tema, ou nos depararmos com perfis que se propõem a ensinar ao usuário como aproveitar essa ferramenta no engajamento com seus seguidores e futuros clientes.
Pessoas se conectam com pessoas.
Histórias e experiências semelhantes atraem e geram mais interação. Tudo o que queremos ao contar uma história é justamente isso, promover identificação e oferecer uma boa experiência ao espectador/leitor, capturando-o até as últimas linhas.
Ninguém é obrigado a fazer uso do storytelling, cada autor tem sua maneira de criar. Para mim a escrita deve ser algo prazeroso, sem amarras. Vai de cada um explorar ou não essa técnica. Porém, é fato que esta técnica auxilia e muito na persuasão e simpatia do público com uma história.
E você já conhece ou utiliza o storytelling nos seus textos? Me conta.